Como Ser Fraterno.
Como entender a Fraternidade se não sabemos o verdadeiro sentido da amizade? Esta extrapola os muros do nosso "mundinho" particular... E como é dificil sair deste círculo restrito e adentrarmos o terrítório que nos cerca , ilimitado nas dimensões geográficas e imenso na população de seres viventes e carentes .
É muito cômodo sermos solidários na ajuda material ,na doação caritativa financeira , por vezes no intuito de nos sobressairmos socialmente e até mesmo para atenuarmos a nossa consciência da ausência de um engajamento efetivo, porque somos cristãos, batizados e compromissados, pelo menos deveríamos, no cumprimento dos preceitos divinos...
Amar o belo, o limpo , o amigo , a família é muito fácil, e, com certeza aos olhos de Deus , não representa muita coisa , porque não nos causa sofrimento nenhum é somente motivo de alegria e satisfação...Onde está a nossa cruz? Onde ela estiver , onde possamos exercer a Paz, A Caridade e o Amor ali ela estará!
Então , para sermos fraternos precisamos sofrer ? Necessitamos viver em constante agonia ? Não é este o contexto ...É saber sermos solidários com o sofrimento do irmão, partilhar suas dificuldades e na medida do possível mostrar caminhos e sobretudo ensinar a ter Fé e Esperança na construção de um mundo melhor.
Acredito que no momento em que encontrarmos o "elo" que permite a ligação entre o mundo material e espiritual e soubermos construí-lo em nós e passarmos adiante ao outro estaremos sendo verdadeiramente irmãos uns dos outros independente de laços sanguíneos , afetivos e raciais.
O pior de tudo é a omissão ...De nossa responsabilidade com nossas ações...Quando tivermos a coragem de questionarmos-nos sobre o que estamos fazendo , qual o nosso papel e se estamos colaborando para o estreitamento da unidade começando em nossa casa, na comunidade em que vivemos e tivermos o olhar voltado para o mundo seremos pessoas melhores.
"Tudo aquilo que se compartilha, se multiplica" - esta frase do Papa Francisco nos leva a refletir sobre a pregação de Jesus sobre a Multiplicação dos pães....( Mateus 15,29-37) , Jesus alimentou o seu povo necessitado de comida para alimentar o corpo ,mas este mesmo povo também era alimentado pela Fé num Deus que os sustentava espiritualmente . Para exercemos a verdadeira fraternidade é importante que o gesto solidário seja um agente multiplicador em quem recebe , é assim que se estabelece a corrente de amor .
Eu recebo, eu doou ,eu propago...A semente lançada germina em solo fértil , floresce,cresce e se multiplica dando bons frutos.
Esta cadeia gera Fraternidade. Que o Anjo do Natal anuncie a todos os povos este gesto de amor.
p.s. Chica você está sendo iluminada na sequência escolhida , Deus te abençoe cada vez mais.
escrito por Maria Claudete Ferreira Herculano Batista
Amigos foi complicado fazer a postagem ,apesar do rascunho salvo o meu pc fixo que sei mexer melhor pifou,resgatei meu tablet que nao usava ha muito tempo ,mas depois de fazer tudo que me pediu consegui ! publicar e vencer esta dificuldade de manusear o aparelho novo.
ResponderExcluirClaudete, apesar do trabalho que tiveste, valeu muiiiiiiito a pena! Abordaste muito bem o tema!Adorei e ficou lindo, profundo, bom de ler! Obrigadão! E tu já bisa? Credo? Que rápido!
ResponderExcluirLevei teu link pois o outro não abria certo,tá? bjs, obrigadão! chica
Bonito, profundo e escrito com sinais de superação, gostei. Um abraço!
ResponderExcluirParabéns pelas lindas palavras, Claudete
ResponderExcluirGostei demais da sua participação!
Deixo um beijinho fraterno para você.
Verena e Bichinhos
Que lindo! Você escreve com sabedoria e doçura! E pensa que eu não me questionei? Seu texto novamente levantou questionamentos! Que bom! Abração! Linda semana!
ResponderExcluirOi Maria que abordagem profunda e bonita. Gostei muito.
ResponderExcluirVamos ser fraternos não somente em épocas natalinas.
Boa semana.
Abraço fraternal.
Que nossas sementinhas de amor fraterno encontrem solo fértil1
ResponderExcluirAbraço!
Sonia
Suas convicções a respeito da fraternidade são verdadeiras e nos leva a reflexão sobre os nossos atos no dia a dia para com o nosso mais próximo como o mais distante irmão. Muito bem abordado. Parabéns. Abraços fraternos.
ResponderExcluirClaudete,
ResponderExcluirum texto muito bom sobre FRATERNIDADE!
Penso que é o AMOR em ação... Tanta coisa boa vem Dele, não é mesmo?! Deus é AMOR!
Uma semana abençoada p vc e família... Bjs
Que linda participação Claudete.
ResponderExcluirVamos ser fraternos todos os dias do ano e não só nesta época.
Como diz o Papa Francisco."Tudo o que se compartilha se multiplica"
Um abraço fraterno e boa semana.
Você fez uma abordagem clara e muito bem fundamentada. Dar o que não nos serve é bom, mas dar aquilo que os outros precisam, em termos de atenção, de solidariedade, de carinho... é muito melhor. Que esse anjo espalhe sensibilidade aos corações, de forma que possamos viver a fraternidade em todos os dias. Bjs.
ResponderExcluirOi Claudete!
ResponderExcluirQue belo texto, menina!
Lindo e tocante!
Você disse tudo com muita doçura...
Como não sou tão doce assim, digo que as pessoas precisam parar de olhar para o próprio umbigo.
De modo que possam olhar para o seu irmão com mais amor, respeito e carinho.
Vivemos na época do "Somente eu".
Triste, muito triste!
Bela participação!
Linda semana!
Bjksss
Somente uma "Amiga" do seu nível seria capaz de escrever algo tão divino sobre a amizade. Tenho orgulho de ser sua amiga!
ResponderExcluirBela participacao! Texto profundo e maravilhoso!
ResponderExcluirE , realmente esse gesto de amor tem que ser compartilhado!
Bjs e uma linda noite!
Claudete
ResponderExcluirTambém minha participação foi com o Papa Francisco
Sejamos todos fraternos. É refletir e agir!
beijos
Zizi
Olá!
ResponderExcluirRealmente precisamos mto sair da nossa zona de conforto para sermos realmente fraternos...
Linda semana!
Um super bjo!
Alê- Bordados e Crochê
Fã Page
Poucos entendem a fraternidade.
ResponderExcluirMto bom seu post.
Bjs
Claudete, sua participação me emocionou! Que muita gente passe por aqui e leia esse belíssimo texto! Bjks e uma semana abençoada! Tetê
ResponderExcluirSeu texto está maravilhoso! Diz tudo. Ótima participação.Beijos
ResponderExcluirNão se pode falar de fraternidade desatrelada da igualdade e liberdade para todos os seres.
ResponderExcluirEla é alavanca perfeita para sair da inércia mundial no sentido de revolucionar as relações entre todos os povos e pessoas.
Uma bela postagem com belos pensamentos.
Meu abraço e boa semana de paz e alegria.
Bju
Querida Claudete! Que grande lição tiramos do seu texto, algo para se pensar, refletir e partir para ação, o mundo precisa de menos teoria e mais prática! Prática do amor, da caridade, da solidariedade, da fraternidade... que Deus nos fortaleça em nossa missão!
ResponderExcluirLinda participação, parabéns!!! =)
Grande beijo!
Vivendo e Aprendendo
Fotos e Prosas
Olá, querida Claudete
ResponderExcluirSempre pondo o coração inteiro no que posta e mostrando-nos como podemos ser fraternos e, para tal amor ágape, contamos sempre com a ajuda divina...
Bjm fraterno
P.S. Chica é um exemplo de fraternidade...
Boa noite Claudete, vim aqui para dizer da beleza do seu "post" no Novo Pentecostes e encontro aqui outra reflexão maravilhosa sobre a fraternidade!
ResponderExcluirVocê uma ungida!
Parabéns, amiga!
Beijinhos e que Deus continue a iluminá.la.
Ailime