Ontem recuei no tempo e adentrei na história de uma vida... Estava numa festa de uma senhora amiga que completava 90 anos de "celebração da vida," como bem destacava o chefe do cerimonial.
Ora a história não pertencia a ninguém da minha família, mas ao olhar as lágrimas que teimavam em cair dos olhos emocionados de uma das filha que me acompanhava, ao perceber em mim emoção idêntica , me dei conta , à medida que transcorria a homenagem prestada pelos filhos, netos e bisnetos daquela matriarca , o quanto de verdade pelo exemplo de vida dado por ela estava alí refletido.
Refiro-me à Dona Nadir, pessoa que é a expressão do Amor, da Coragem e da Perseverança no Silêncio Orante. Como Espírita que é , sempre soube ter uma palavra de Esperança e Conforto para quem dela se aproximasse , hoje ainda bem lúcida e estudiosa do que acredita continua desempenhando bem esta função.
Conheci Dona Nadir quando aqui viemos morar há 22 anos , como ninguém se aproxima por acaso ,tudo parecia estar escrito e predeterminado .Nireide , sua filha,mãe de Patricia , hoje Enfermeira Ana Nery, desde o maternal até a 4ª Série foi colega da minha filha mais velha -Luana-
Quando chegamos em Aldeia ficamos vizinhos de Hibernon , filho de Dona Nadir, que com ele morava. Também lá viviam Dona Nanete com o esposo e creiam este casal morou algum tempo na Usina Roçadinho , onde nasci e de onde saí no início da minha juventude.
De repente , naquela festa, percebi que as pessoas estão unidas de alguma forma por laços comuns, ninguém se junta por acaso. Talvez a emoção de minha filha tenha sido diferente da minha...Quem sabe estaria pensando na probalidade de também poder comemorar um momento daquele para um de nós.
Minha emoção , o que me apertava a garganta era a compreensão do que foi pontuado pelo escritor preferido de Dona Nadir,autor do Livro Utopia, que citando Platão disse: " A vida que não é vivida ,não merece ser refletida". A caminhada desta senhora justifica a sua longevidade . Soube viver intensamente ,por isso os frutos , o reflexo deste espelho , dignificam sua existência.
Aprendi com minha amiga Fátima , nora de Dona Nadir , esposa de Hibernon, porque para ela a sogra é uma segunda mãe.
Esta é minha homenagem à Dona Nadir e sua família, saibam que sou muito grata a vocês.
escrito por Maria Claudete.F.H.batista
Olá, visitando e seguindo, muito legal aqui. Bjss
ResponderExcluirOlá Claudete,
ResponderExcluirLinda a sua homenagem!
D. Nadir apenas está colhendo os frutos de uma vida bem vivida e direcionada para o bem. Que ela seja iluminada e feliz nesta nova idade!
Beijo.
Vida que semeia...bons frutos produz.
ResponderExcluirBJsss
Linda homenagem a sua amiga parabens por esta iniciativa que deveria partir tambem de muitas pessoas sempre ao ver uma historia de vida tão linda,admiro muito as pessoas que sabem dar valor
ResponderExcluira quem tem uma vida inteira dedicada aos filhos netos e demais familiares é uma linda caminhada
um abraço querida uma linda semana para voce que sejas sempre amor e paz bjs marlene
Olá, como está?
ResponderExcluirPassei para pôr.me ao corrente das últimas novidades
e deixar
um beijinho!
Como é lindo ver uma demonstração de amizade como essa, clau! Você é, realmente, uma Amiga com "A" maiúsculo! E sei que vindo de você é sempre muito sincero. Parabéns a Dona Nadir e a você, amiga amada!
ResponderExcluirMinha querida
ResponderExcluirQue homenagem emocionada e emocionante a uma pessoa com uma história de vida tão linda.
Um beijinho com carinho
Sonhadora
Legal, Claudete. Gosto de ler essascoisas. Bela homenagem... e viva à vida. Beijos
ResponderExcluirMaravilhosa homenagem, 90 anos uma vida...
ResponderExcluirBeijo Lisette.
Realmente, é uma benção viver tantos anos e ter as pessoas à sua volta, podendo comemorar sua alegria e fazer coro na sua felicidade.Junto-me a você na homenagem.
ResponderExcluirOlá Claudete, estou emocionada, que homenagem emocionante e cativante !
ResponderExcluirDesejo uma semana de graça e de vitória!
Beijo no ♥!
Lilian – Blog:♥Duas Moças Prendadas!
casascoisaseoutros.blogspot.com.br/