14 janeiro 2015

A Propósito dos 500 mil do Enem com Nota Zero...

                     

                        Ao ver a entrevista do Ministro da Educação referindo-se ao resultado desastroso , não me surpreendi, afinal esperar o que de um País onde não se ensina o aluno a Pensar...
                         Sim, Senhor Ministro é por aí que terá início a tão esperada "revolução" do ensino  no Brasil.
                          Confesso , minha formação de Professora Primária que exerci  há tantos anos , com certeza não se coaduna com os dias de hoje. Tenho orgulho de dizer que passei por todas as instâncias do Magistério onde no Ensino Superior me aposentei .
                           Por que no início desta postagem dou importância relevante a  "Ensinar o Aluno a Pensar"?
                            Simples ...Em 1977 ao participar  de  um Encontro de Professores de todos os Estados do Brasil promovido pelo então MEC_DAU do Ministério da Educação na Escola Paulista de Medicina , que tinha por objetivo treinar Professores do Ensino Superior, ao término do referido treinamento fomos questionados por uma comissão do MEC sobre o que estaríamos  levando para os nossos alunos quando voltássemos às nossas Instituições de origem.
                             Após todos os ilustres  Livres-Docentes, Professores Adjuntos e Assistentes darem, suas respostas embasadas no conhecimento adquirido em Radioautografia , Imunofluorescência, Microscopia Eletrônica, Histoquímica  e outros mais, eu fui chamada  por último , talvez por ser a caçula do grupo e somente uma Auxiliar de Ensino vinda do Nordeste.

                            Ao ser questionada   a minha resposta foi literalmente: "Vou ensinar os meus alunos a pensar,  porque aqui durante este treinamento eu aprendi a ler".
                               Nem é preciso dizer  que a platéia veio abaixo de tanto gargalhar ...E senti na pele pelo que falavam o que era ser nordestina...foi deveras preconceituoso e desrespeitoso ...Hoje me dou conta disso.
                                Então quando o silêncio retornou um representante do MEC pediu que eu explicasse ...Se era formada , sabia ler e escrever  justificasse ... Enfaticamente respondi que eu não era "suvaco ilustrado" ou seja que colocava um livro texto de um determinado autor debaixo do braço e saia consumindo e divulgando como absolutamente dono da verdade...
                               Que ao  ter contato durante  aquele período na Escola Paulista de Medicina e na USP com um mundo desconhecido até então para mim,  da BIREME,  pude mergulhar no universo da pesquisa bibliográfica e  minha mente se abriu  literalmente e compreendi que  cultura própria se faz pela leitura...
                              Que  livros, artigos, compreendidos e metabolizados formam o cabedal de conhecimentos que se expande ratificando conceitos próprios  ou abrindo novas fronteiras ao entendimento...
                               Enfim ninguém mais sorria ou gargalhava e para surpresa de todos fui elogiada por ter atingido a meta do MEC  com aquele treinamento. O que me orgulha sem falsa modéstia !
                               É por não saber pensar que estes 500 mil alunos  que não aprenderam sequer a "ler"se perderam no labirinto nunca antes percorrido.

                                Se eu penso é porque comparo ,
                                Se comparo eu aprendo a escolher!
                                Essa realidade se aplica a todas instâncias da vida

                                                             Fica aqui o humilde  registro.
                             


escrito por maria claudete










14 comentários:

  1. Oi, Claudete!
    Confesso que apenas li a manchete do jornal e me recusei a ler a matéria, visto que essas notícias do Enem têm se repetido a cada concurso, os discursos o acompanham e mesmo diante dos vexamosos resultados, nada fazem para mudar o contexto.
    Organizar ideias para colocá-las no papel, precisa de reflexão. Acontece que se a leitura é funcional, jamais aprenderão a pensar. Somente educadores preparados conseguem estimular alunos. Chegar à faculdade sem gostar de estudar e sem conteúdo é certeza da formação de profissionais incapazes. Que país será esse?
    Bom fim de semana!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  2. Retrato social de um país, amiga. Não só na educação, isso aqui virou um vale tudo, um pode tudo, um salve-se quem puder. Lástima ver a juventude assim.

    ResponderExcluir
  3. Quando o motivo de orgulho advém de conhecimento construído em cima de dedicação própria, merece senti-lo e divulgá-lo! :) Texto inteligente. Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Querida amiga

    Um importante registro,
    uma preciosa reflexão...

    Que ainda haja estrelas em seu coração,
    é o que deseja minha vida para a tua.

    ResponderExcluir
  5. Olá, querida Claudete
    Não sei o que seria de mim pra ensinar redação hoje em dia... me aposentei tem 20 anos... gostava tanto de incentivá-los a ler e escrever...
    Bjm festivo de 2015

    ResponderExcluir
  6. Análise perfeita da situação contextual.
    Não se pode exigir de quem não se qualificou.
    É uma lástima minha amiga.
    Belo serviço.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Muito triste tudo isso.
    Estive pensando, porque aprendi a pensar também, pois sou daqueles bons tempos, os alunos não têm culpa. Isso vem de casa em primeiro lugar, depois vem do ensino que está muito mastigado pra eles, e como não têm incentivo, não exercitam a mente.
    Muito triste mesmo porque por não terem maturidade suficiente, não têm noção do prejuízo que estão tendo.
    Ótima semana pra nós!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Claro que concordo com você. Nota-se que uma parte do povo parece não saber pensar, refletir sobre coisas importantes que fazem parte de sua vida. Torçamos para que a educação no Brasil um dia evolua para algo bem melhor do que a de hoje. Abraços.

    ResponderExcluir
  9. Clau, a Pátria é 'educadora' apenas nos discursos. Na prática, a
    qualidade do ensino é cada vez menor. São tantos os absurdos...
    Beijos e parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Bravo, Claudete!
    Sua postura e abordagem foram realmente dignas de aplauso.
    Quem não pensa e raciocina não é capaz de compreender e construir suas próprias ideias e fundamentos. Sem dúvida, faltou esse quesito aos responsáveis pelo resultado frustrante das provas do Enem. Há muito a ser feito em prol do desenvolvimento da educação no País.

    Obrigada por ter vindo celebrar comigo os quatro anos do meu recanto.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  11. Um país que não se preocupa em educar, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  12. Oi Claudete! Parabéns! Se houvesse mais pessoas com iniciativas como a sua a coisa seria bem diferente. Infelizmente não interessa ao governo melhorar o nível do ensino e vai ficando cada vez pior! BJks Tetê

    ResponderExcluir

É importante seu comentário, somente acrescenta.
Que seu dia seja pleno de realizações e Amor!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...