15 outubro 2010

Dia do Professor... Homenagem a Minha Mãe!


                                                        

Serei breve... As recordações primeiras brotaram espontaneamente, mas, confesso , estou sonolenta e preciso descansar... Uma maratona de exames médicos me espera. Não poderia deixar passar, entretanto , a oportunidade de registrar a sensação de leveza e prazer que estas lembranças me causam agora.
É impressionante como foi exultante o dia em que "descobri" que sabia ler, lembro estar com quase sete anos, entrei em casa correndo, olhos bem abertos gritando:- "já sei ler minha gente". Para minha surpresa todos sorriram e responderam que eu já lia desde os cinco anos (?!). Fiquei menos eufórica... Lógico... Nada perguntei.
Anos depois compreendi que a "certeza do que se sabe só chega quando se tem consciência disto". Eu não tinha consciência de que sabia ler. Minha mãe contou-me que comecei o aprendizado nas latas de leite em pó, nos pacotes de maisena, nos recortes das Revistas do Rádio, enfim em tudo que me chegava às mãos. Sempre queria saber de tudo e então juntava os pedaços das palavras e "lia". Na verdade era mais a memória visual que estava em pleno desenvolvimento.
Na zona rural que morava as professoras eram leigas, não tinham Diploma minha mãe era uma delas . Sua dedicação aos seus filhos e os da comunidade motivou a todos na alfabetização, gosto pela leitura e observação da Natureza. Mamãe era uma verdadeira Mestra, fugia aos padrões estáticos, seu ensino era dinâmico e apesar de ter tido uma mãe analfabeta, minha vó, deu o máximo de si e do que sabia para nós.
Não posso esquecer Dona Adelma, Dona Irene que também passaram pela minha vida no ensino primário daquela época , quando na zona rural construiu-se o Grupo Escolar Tobias Barreto , passei a estudar com elas. Eram duras como professoras de Matemática, rs, decorar a tabuada era primordial e ai de quem não soubesse...Era palmatória na certa . Creiam ou não ainda recordo o pavor que me dominava toda segunda-feira, explico, a lição de casa do final de semana era a dita cuja, que deveria ser tomada naquele dia.
Engraçado... Já escrevi do meu medo de Matemática e somente associava ao professor Edgar Brito do Admissão ao Ginásio... Agora lembrando este fato encontrei a verdadeira raiz do problema, rs, era a Palmatória !
Por estas razões minha Homenagem neste dia do Professor vai para Minha Mãe!
Ensinou-me a vida como ela é, despertou o que de melhor existia em mim e principalmente fez-me ver que sem a leitura nada somos só compreendemos o que podemos discernir através dela. Pena que tantos "cultos" cultuem nos dias de hoje a banalização deste conhecimento, se assim não fosse não estaríamos todos à mercê de tantas falcatruas e enganações que aviltam o que recebemos de melhor : a capacidade de ler , compreender e tirar conclusões.
Aos Mestres fiéis à Educação Moral e Civismo, banidos não sei por quem, das nossas Escolas, Meus Parabéns pelo seu Dia!

Escrito por maria claudete

10 comentários:

  1. Poetisa Claudete



    Os mestres são escultores de alma...
    e somos gratos por isso.
    Parabéns pela mãe e pela mestre.
    um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Meus parabéns a todos os professores e a sua mãe tb.

    Obrigada pela sua companhia.

    Bom fim de semana amiga.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  3. Querida amiga, linda homenagem a senhora sua mãe e a essa classe tão menosprezada hoje em dia. Infelizmente os professores não são mais respeitados, tenho um amigo professor que foi agredido por "alunos" que por pouco não o deixaram cego. Me lembro que na época em que estudava tínhamos o maior respeito por nossos professores. Cabe a nós preparamos nossos filhos para que respeitem essas pessoas tão importantes em nossas vidas. Tenha um lindo final de semana. Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Bela e comovente tua homenagem! merecida também!beijos,lindo fds,chica

    ResponderExcluir
  5. Nossa...Claudete,com certeza...tantos problemas seriam solucionados no Brasil se ao menos essa questao fosse primordial a politica brasileira.
    Melhores salarios aos professores,melhores escolas, incentivos...etc..
    Mas como o interesse é minimo, para nao dizer nulo, acho que essa questao continuara sendo um grande problema em nosso amado e triste Brasil.
    Muito bom post e ..woow...parabéns a sua mae!!!!!!!Uma guerreira!!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Oi claudete, vim agradecer sua participação no meu blog que hoje está em festa comemorando seu primeiro ano de vida. Obrigada pelo carinho sempre, beijos

    ResponderExcluir
  7. Claudete,

    Uma belíssima homenagem! E olha, me identifiquei em alguns pontos com você. Nossa, eu também tenho horror a matemática, e não me recordo de palmatória, kkk, eu tenho dificuldade mesmo com números. Foi um tormento a presença da matemática durante toda minha vida escolar, até chegar a Faculdade, quando livrei-me dela, kkk

    Beijos, amiga
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  8. Linda homgenagem a quem faz gente pequena querer ser grande, beijo Lisette.

    ResponderExcluir
  9. Olá amiguinha Claudete!

    Mais um optimo artigo, como sempre gosto de vir até aqui! Quando não deixo um comentário é por falta de tempo.

    Passe em meus blog's e deixe o seu comentário.

    www.queriaserselvagem.blogspot.com
    www.congulolundo.blogspot.com
    www.minhaalmaempoemas.blogspot.com

    E-mail: kwachta@hotmail.com

    Lhe espero em meus espaços!

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  10. Eu fui professora e lembro-me bem e com saudade dos meus alunos. Foram os melhores anos da minha vida.

    ResponderExcluir

É importante seu comentário, somente acrescenta.
Que seu dia seja pleno de realizações e Amor!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...