24 junho 2010

Blogagem Vidas Linha: Por Que Seu Blog Tem Esse Nome?




Respondo à Blogagem Coletiva criada pela Mylla do Blog Vidas Linha.

Vias Percorridas surgiu diante da necessidade que tive de , nesta etapa da minha vida , resgatar caminhos trilhados por mim , que foram marcantes ,e por terceiros que vivenciei conjuntamente , dos quais guardo lembranças felizes e amargas ,mas que trouxeram no presente a eclosão de sentimentos que culminaram em mudanças radicais na minha vida.
Hoje, sabe-se e comove todo o País , a desolação que abateu-se sobre cidades
do Nordeste, especialmente de Alagoas e Pernambuco, provocada pelas chuvas e inundações dos rios que as circundam.
Hoje é véspera de São João... As lembranças das
Festas juninas com características originais, com carro de boi, casamento matuto, quadrilhas típicas, latadas, sanfoneiro, fogos de artifícios, ronqueiras, canjicas, pamonhas, quentão, cocadas, milho cozido, milho assado, pé-de-moleque, bolo de milho, bolo de mandioca, bolo de macaxeira, fogueiras e adivinhações, enfim folguedos e brincadeiras, sem nenhuma interferência da modernidade trazidas da Capital, seria hoje motivo de resgate de uma época vivida na minha juventude.
Seria... Porque a tristeza me abate. Além da dor da perda pelos anônimos irmãos fomos tocados de perto... Ainda resta-nos a esperança da sobrevivência de alguns parentes, com os quais ainda não conseguimos contato, na cidade praticamente destruída pelas águas, Branquinha Alagoas- Que Deus os tenha preservado da fúria das águas.
Tudo, porém, tem uma razão de ser, a vida segue seu curso, como o rio é perene...Persegue ciclos que se alternam . E a natureza agredida por invasões aleatórias ao seu espaço pede passagem e retomada do seu trajeto. Não é mera coincidência que situações com estas freqüentemente se repitam. A questão é : até quando?
São trilhas que percorri da infância à juventude, vendo e sentindo na pele , chuvas intensas, alagamentos ,mas não em tamanhas proporções, ceifando vidas e destruindo sonhos e conquistas. No hoje, que em todos coexista o sentido da superação que os mova à reconstrução da FÉ no recomeçar.


Escrito por Maria claudete



18 comentários:

  1. Que tudo fique bem com os parentes,conhecidos e pessoas que estão vivendo esse problema!beijos,tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. É querida, vias percorridas e com tanta sabedoria conseguiste citar as vidas que, neste momento, precisarão de ajuda e solidariedade para serem reconstruídas.

    Sou pernambucana, Claudete, moro há 36 anos fora de Pernambuco mas minha família está toda ai entre Recife e interior.
    É difícil constatar que desde o 1º dia deste ano a expressão "reconstruir" tem sido evocada. Vidas, cidades, países, valores.

    Vias percorridas - um nome significativo tem o teu blog.

    Abraços, querida e obrigada pelas palavras sempre pertinentes e bem vindas.

    Fica bem.


    P.S.1

    Editei no 'inspirar-poesia' endereços para ajuda às vítimas desse 'dilúvio'.

    P.S.2
    Adorei a nova imagem do teu perfil.
    Como sugestão, bem poderias atualizar no template do blog.

    ResponderExcluir
  3. Querida Claú, estava agora vendo um noticiário, e vi na hora que um rio em Alagoas invadiu a cidade, fiquei aterrorizada, nunca havia visto no Brasil tamanha catástrofe, a impressão é que aquela cena, seria da Europa, quando há um degelo muito grande. Infelizmente o Nordeste sempre sofre em demasia, ou seca de mais ou água. Vamos pedir a Deus que as pessoas tenham conseguido deixar a cidade antes, e fazer o que está ao nosso alcance para ajudá-los.
    Quanto ao nome do seu blog eu acho que ele seja um resumo da tua vida, tantas vias percorridas, de alegria, de tristeza, de momentos só seus, e que tantas lembranças lhe trazem. Adorei...Beijocas

    ResponderExcluir
  4. Ainda bem que resolveu resgatar suas experiências, minha amiga. Quantos tesouros podes nos ofertar com seus relatos! Beijo grande!

    ResponderExcluir
  5. E agora que S. João já lá vai...

    vem aí (pelo menos aqui...)

    S. Pedro...

    O pior

    ainda são os desastres naturais.

    Saudações poéticas

    ResponderExcluir
  6. Oi, Claudete.

    Tão bom saber um pouco mais dos Amigos de Boas Palavras.
    E seu blog também ficou muito bonito com esse novo visual.

    De fato, a Vida, muita vezes impõe desafios que precisamos superar.
    Caminhos que mesmo já percorridos, precisamos voltar a trilhar porque ainda resta algo a ser compreendido ali.
    E esse é o grande presente que Ela nos dá: uma nova oportunidade para aprimorarmos nosso Ser.

    Beijos mil!!!

    ResponderExcluir
  7. Claudete,
    Parabéns pelo blog...
    Gostei imensamente de conhecer vc!!!

    bjo grande!!!

    ResponderExcluir
  8. Olá Claudete, que tristeza ver toda essa desgraça, passou por aqui na televisão. A natureza tem destas coisas, sobretudo quando o homem interfere com o curso dos rios e linhas de água, quando se constrói indicriminadamente, enfim, quando não preservamos o ambiente.
    Aqui em Portugal também já aconteceu este ano na Madeira, felizmente está tudo reconstruido. A solidariedade foi a resposta do povo português, depois uma ajuda governamental e da comunidade europeia, as coisas já se compuseram. A lamentar há sempre a perda de vidas, é triste, chocante e traumatizante para os que sobrevivem.
    Querida, espero e desejo de todo o coração, que as suas preocupações sejam infundadas, que tudo esteja bem com seus familiares e amigos.

    Tem uma boa semana dentro do melhor possível. Fica bem.
    Beijinho com amizade.

    ResponderExcluir
  9. Querida amiga Claú, tenha um lindo final de semana...beijocas

    ResponderExcluir
  10. Claudete, sofro contigo, é muito triste tudo o que essas pessoas estão passando, vejo cidades inteiras destruidas, pessoas quaridas desaparecidas, é tudo muito desolador. Mas não podemos perder as esperanças, vamos passar energias positivas para que eles tenham fé e coragem para que possam reconstruir suas vidas. Eu acredito que tudo vai melhorar, se Deus quiser e Ele quer sim. Beijos, minha amiga.

    ResponderExcluir
  11. Amiga Claú, que tristeza, ontem estava vendo que a mesma equipe de socorro que estava no Haiti, está em Alagoas, e o médico responsável, estava comparando as duas tragédias, como sendo de iguais proporções...a natureza em fúria... Minha querida espero que você tenha boas notícias de seus familiares, vamos rezar para que tudo termine bem...e se algum ente querido se foi, que Deus o acolha.
    Fique com Deus...Beijos

    ResponderExcluir
  12. Que carinhosa tu é minha amiga... Venho ver seu blog e dizer que ja estou lhe seguindo respondi sua perguntinha no forming do site bjas

    ResponderExcluir
  13. Isso Clau, sem a fé não somos nada, temos que acreditar que tudo tem um propósito.

    -----------------------

    Chega final de semana e lá vem minha vontade de compartilhar coisas que acho interessantes. "Locks of love" fica na Coreia do Sul, numa torre em Seul, onde você escreve o seu nome e o nome da pessoa que você ama, coloca na cerca e joga a chave fora. E assim são as criatividades pelo mundo afora:

    Veja algumas fotos:

    http://www.flickr.com/search/?q=seoul%20tower%20love%20locks&w=all&s=int

    Beijo imenso, menina linda.

    Rebeca

    -

    ResponderExcluir
  14. Minha solidariedade aos irmãos brasileiros. É triste ver o que aconteceu em Branquinha e outros municípios.

    Mas, antes de xingar S.Pedro, é preciso pesquisar as causas. Tudo começa com uma BARREIRA QUE SE ROMPEU, e não por excesso de chuvas.

    Há responsabilidade civil nesse caso, é a mão do homem alterando a natureza. É preciso saber de que maneira foi feita essa barreira, antes de atribuirmos responsabilidades aos céus...

    Quanto a Vc, Clau, abra mais seu coração, pois ele certamente aquecerá a todos com tanta riqueza que tens dentro dele.

    ResponderExcluir
  15. Olá Claudete querida! Vi responder e agradecer seu comentário. Fiquei muito feliz em saber que você gostou do blog. E parabenizar-lhe pelo seu, que é de um bom gosto e conteúdo ímpar. Seja sempre bem-vindo ao meu blog, pq eu vou sempre estar por aqui ;D

    Um abraço,

    Gabi.

    http://1umpoucodetudo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Amada amiga,reconstruir siempre,é a máxima que levo em peito e mente minha!
    Além do viver intenso e infinito,enqanto chama houver!
    Voce inspira e acalanta esse girassol velho e desfolhado,mas que em busca do sol até poeta ousa,aff el fofo sedutor age novamente!

    bzuz girassolicos

    viva la vida

    ResponderExcluir
  17. Claudete...
    Olá quanto tempo que eu não passo aqui.
    Seu espaço continua perfeito, Perfeito.
    Parabéns..!!!
    (legal a blogagem)
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  18. `verdade precisamos sempre nos repaginar-mos e concluir que a vida é bela basta saber conduzi-la, obrigado pela visita amiga, permimita-me chama-la assim pois acho que seremos bons amigos, bjs no coração a fagos na alma.
    Vanderlei

    ResponderExcluir

É importante seu comentário, somente acrescenta.
Que seu dia seja pleno de realizações e Amor!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...