10 agosto 2009

Conquista de Si Mesmo.

Paramahansa Yogananda, grande sábio indiano do Séc. XX, costumava dizer:

PRIMEIRO, MUDA A TÍ MESMO.
REFORMA A TÍ MESMO E REFORMARÁS DEZ MIL”.


Considerando a afirmativa e metabolizando lentamente seu contexto chegaremos a conclusão que a ordem ou desordem que impera ao nosso redor é comandada por nós.

O que se infere é o como? Quando? Onde iniciar a mudança .

Na maioria da vezes existem atenuantes para o grotesco que se observa constantemente ao nosso redor, explico, torna-se dificil para quem não recebeu uma formação voltada para "o meu direito começa onde termina o do outro", perceber o que é certo ou errado.

Estes indivíduos seguem pela vida carregando suas dubiedades como "certezas" e impigindo-as aos outros como verdades incontestes.

Seria como aquela pessoa que escreve uma palavra errada a vida inteira , e só se dá conta quando alguém a grafa corretamente.

O que ainda tem conserto ,na dúvida, consulta o primeiro Dicionário à mão, o arrogante não dá atenção e continua escrevendo errado o resto da vida.

A vida é um livro volumoso , escrito a cada momento, é passivel de erros e correções .

Queiramos ou não somos autores neste processo, ou co-autores.

O Homem pode até nascer sozinho mas jamais poderá afirmar que vive só!

Vive-se em sociedade onde consome-se o que é produzido por outrem. Mesmo que seja um ermitão, totalmente isolado , mesmo assim terá

que tirar sua subsistência do que a natureza oferece-lhe , esta não foi ele que criou.

O Homem social tem direitos mas tem também deveres e é através desta mudança interior que poderá projetar-se como reflexo benéfico para sociedade em que vive.

É o resgate de valores morais e éticos , que se não

foi ensinado ou transmitido na infância , nunca é tarde para aprender e exercitar .

É desta forma que se forja um cidadão DÍGNO de ser chamado EXCELÊNCIA!

Escrito Por Maria Claudete

3 comentários:

  1. Clau,,

    Recebi seu email e fiquei feliz e triste ao mesmo tempo. Não quero entrar em detalhes aqui pelo blog, mas não tenho seu email, epsero que deixe da próxima vez. Deus nesses momentos tem que ser muito presente e consigo sentir sua preocupação nesse momento.

    Beijo grande, menina linda.

    Rebeca


    -

    ResponderExcluir
  2. Um texto filosófico importante e que cabem vários comentários, não só um. O homem nasceu para viver em sociedade e até vive automaticamente porque o mundo o cerca e as coisas, boas ou ruins, acontecem a todo o tempo a todos. Todos juntos no consumismo, na escola,trabalho, na sauna,etc.Mas bom seria que esse sentimento de sociedade viesse pra dentro de cada um de nós,que o sentimento de sociedade, não ficasse apenas nas coisas materiais. Isso passa pelo domínio do ego. Sobre como, ou quando, ou a partir de onde mudar o mundo? As pessoas vivem buscando transformações para o mundo, quando a verdadeira transformação se dá de dentro pra fora. E sobre a excelência, tem um paradoxo aí. Tem gente em Brasília dizendo ao outro: "Vossa Excelência é um canalha". "Vossa Excelência é um cangaceiro de calças curtas". Acho que eles não entenderam o que é atingir a excelência, porque quem atinge a excelência não pode ser canalha e vice-versa. bjssssss

    ResponderExcluir
  3. Se de cada instante nosso não buscarmos aprender algo estaremos irremediavelmente em franco processo de podridão.
    Cadinho RoCo

    ResponderExcluir

É importante seu comentário, somente acrescenta.
Que seu dia seja pleno de realizações e Amor!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...